DOMINGOS MARTINS –  403 ESPÉCIES

MERGULHÃO-CAÇADOR

Em 29 de março 2023 Domingos Martins atingiu a marca expressiva de 403 espécies registradas em seu território, consolidando-se cada vez mais como o segundo melhor município capixaba para a observação de aves.

Essa marca deve-se quase que, exclusivamente, pela difusão cada vez maior da atividade em terras Martinenses, a partir da criação da AMOAVES em 14 agosto de 2017. Para demonstrar a importância e grau de intervencionismo positivo nessa classificação estadual, veja quadro abaixo:

ANONº DE ESPÉCIESPOSIÇÃO ESTADUAL
2014265
2015293
2016308
2017343
2018366
2019375
2020384
2021393
02/10/2022400
29/12/2022402
29/03/2023403

Vale ressaltar que o município tem mais uma espécie registrada que, por motivos alheios, ainda não consta do principal banco de dados nacional (site Wiki Aves), o tucanuçu. Tal registro foi efetuado pelo Pedro Henrique Kuster do 9º ano da EMEF Soído, durante a realização do Projeto AVESSOS, em 2022, que teve entre suas diversas atividades um concurso, por Escola participante, de desenhos, redação, poesias, vídeos e fotos (vide matéria do Projeto nesse site – link: https://amoaves.com.br/projeto-avessos-producao-de-trabalhos-escolares/ ).

A AMOAVES conta hoje com 29 associados, sendo que 50% desses ativos na observação de aves e outros na captação de recursos, parcerias e oportunidades de incrementar não só atividade em si como também ações nas áreas educativas e preservacionistas do nosso bem maior – o MEIO AMBIENTE. Além desse contingente expressivo, soma-se a esses números outros mais 18 ex-associados que por motivos diversos deixaram a Entidade mais continuam ativos na atividade, inclusive 06 desses associados ao COA-ES, entidade que atua na área no âmbito estadual. Soma-se a esses, um batalhão de donos de sítios, moradores de condomínios e munícipes em geral, que colaboram com a AMOAVES, informando o surgimento de novidades e formando uma cadeia de guardiões do meio ambiente. Para ilustrar tal fato, o registro do mergulhão-caçador é fruto dessa parceria – tarde do dia 29/03 e o associado que fez esse registro recebe fotos e vídeo, feitos de celular, de um “patinho” diferente que aparecera num dos lagos do Condomínio Espelho D’Água. Era o administrador Claudio Ramos informando da presença da ave, confirmada em terras martinenses e devidamente registrada no mesmo final de tarde, inserida no Wiki Aves e ratificada oficialmente como espécie 403 em Domingos Martins.

O Condomínio Espelho D’Água é parceiro AMOAVES desde setembro/2019, quando se iniciou um Projeto de levantamento das espécies existentes, palestras, exposição e plantio de árvores nativas e frutíferas no belo espaço já fortalecido pela reintrodução de vasta área verde durante a implantação do investimento imobiliário. Atualmente, é um dos bons locais de realização da atividade dos associados e importante parceiro em diversas atividades, além de contar com alguns de seus condôminos como integrantes do quadro social da Entidade.  Veja mais detalhes da parceria no site nas matérias: EXPOSIÇÃO CONDOMÍNIO ESPELHO D’ÁGUA , Espelho D’Água e V PASSARINHADA/2022 – ESPELHO D’ÁGUA.

Dos últimos 10 registros de espécies novas no município 07 foram de associados, um de ex-associado, 01 de sitiante/parceiro AMOAVES e um de observador/biólogo do RJ que esteve prestando serviço na região. Isso sem contar com o registro do Tucanuçu.

Desses últimos registros vale destacar o registro do chibum, efetuado pela associada e bióloga Ana Peres, espécie de nº 399, no Sítio Canto do Ganso, localidade do Galo, em 22/09/2022. Apesar da impossibilidade de gravação do áudio na ocasião, a postagem no Wiki Aves já alcançou a marca de 75 visualizações sem nenhuma contestação de identificação o que demonstra de forma inequívoca o potencial da diversidade no município e a importância da atuação da Entidade. Parabéns Ana Peres!

Chibum – Ana Peres

E assim a AMOAVES vai cumprindo seu papel de difusão da atividade de Observação de Aves na região e contribuição com a preservação do Meio Ambiente.

Fotos do mergulhão-caçador:

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Parabéns à Amoaves pelo belo trabalho e pelo incentivo à prática de observação de aves.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.