ASSOCIADO FAZ LIFER ESTADUAL

Dia 16/03o associado Emerson Monhol fez o primeiro registro para o Espírito Santo da saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira) em pleno município de Domingos Martins. Isso demonstra cada vez mais o potencial do município para a atividade de Observação de Aves, que envolve, atualmente, inúmeros praticantes em nossa região. Hoje Domingos Martins é o segundo melhor município do ES para essa atividade, ficando somente atrás de Linhares que conta com vasta área litorânea e, consequentemente, com muitas aves pelágicas. 

Linhares – 436                    Domingos Martins – 406                                  Fonte: WikiAves

Com esse importante lifer, palavra usada no jargão dos Observadores para denominar espécie nova, o Espírito Santo passa a ter 672 registros de aves, consolidando a 15ª posição no cenário nacional em quantidade de espécies.

A saíra-de-papo-preto é um Passeriforme da família Thraupidae. Conhecida também como pintassilgo-do-papo-preto. Seu nome científico significa do (grego) hemi = metade, semi, pequeno; thraupis = Tangará; e do (guarani) guira = nome indígena guarani para uma pequena ave. ⇒ Pequeno tangará Guira. Mede cerca de 13 cm de comprimento e pesa 10 g. O macho possui as laterais da cabeça e a garganta pretas, uma estria amarela sobre o olho e o peito com um colar ferrugíneo e a fêmea apresenta a cabeça olivácea e o peito amarelado. Alimenta-se de frutinhas das árvores e arbustos, ou de epífitas, frutinhas de cipós e pedaços de frutas maiores e seu suco, folhas e néctar. É localmente comum em bordas de florestas úmidas ou secas, bosques e florestas de galeria. Em regiões densamente florestadas, habita principalmente clareiras ou ambientes secundários, como ilhas de rios. Vive aos pares ou em pequenos grupos, acompanhando bandos mistos com frequência. Presente localmente na maioria do Brasil, com exceção do noroeste da Amazônia; há também poucos registros de sua ocorrência na região da costa. Encontrada nos demais países da América do Sul, excetuando-se o Chile e o Uruguai. O registro mais próximo de nosso estado era na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. A AMOAVES conta hoje com 34 associados e tem como objetivos fomentar a atividade de Observação de Aves, contribuindo dessa forma com a Ciência Cidadã. Desenvolve também atividades de educação ambiental nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, realiza exposições e confecciona calendário anual tendo como principal atrativo as fotos de pássaros.

Recentemente, outro associado AMOAVES, o Rafael Gonçalves Silva, também fez um lifer municipal, só que naquela oportunidade o registro aconteceu em Marataízes. A espécie registrada foi a codorna-amarela em (Nothura maculosa) 17/01/2024.

Os dois associados ficaram muito felizes em poderem contribuir para o aumento de espécies no estado e com a contribuição com a ciência cidadã. A AMOAVES parabeniza seus associados pela captura dos registros inéditos no ES!

Link do registro da Saíra-de-papo-preto – https://www.wikiaves.com.br/5974477

Link da Codorna-amarela – https://www.wikiaves.com.br/5869986

SAÍRA-DE-PAPO-PRETO
CODORNA-DO-NORDESTE

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Parabéns aos associados pelos belíssimos achados.
    Emerson e Rafael (Meu filho).

    Ambas aves muito bonitas!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.