Em continuidade ao ciclo de palestras em escolas do município de Domingos Martins, como parte da programação do Projeto AVESSOS, que tem recursos oriundos do Fundo de Investimento Social – FIS do Sicoob, apoio da Kebis – Biscoitos Caseiros, NODMMF – Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, Trogon – Produtos Caseiros e Bio Parque das Aves, foi contemplada mais uma escola no dia 19/04 – EMEF Biriricas de Cima. O projeto tem como objetivo geral “promover junto à rede de ensino o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade de nosso planeta, além de incentivar a observação de aves como apoio terapêutico à saúde mental e também como possibilidade de atividade econômica” e possui como atividades previstas:
- Palestras com temas voltados à observação de aves e ao plantio de árvores;
- Produção de trabalhos de redação, desenhos, fotos e vídeos;
- Caminhadas de observação de aves (passarinhadas);
- Publicação no site de trabalhos oriundos das palestras;
- Treinamento de menor aprendiz voltado para o guiamento de observação de aves;
- Exposição de fotos e trabalhos oriundos das atividades.
A EMEF Biriricas de Cima foi a terceira a receber o projeto e contou com a participação de 78 estudantes do 6º ao 9º anos, dos(as) professores(as) Alexandre Cereza dos Santos – Geografia, Carolina da Penha-Lingua Portuguesa, Joyce de Vasconcelos Falcão – Ciências, Marta Luzia das Graças de Oliveira Costa – Educação Física, Rosicléia Rodrigues Christo-AEE, Sidney Carletto Dalvi – Inglês, Taiane Christo Chaga – Arte, Wesley Ribeiro dos Santos – História, Suely Aparecida Bascelos de Oliveira – Auxiliar de AEE, Maria da Penha Pioto Barcelos – Auxiliar de AEE, a Secretária Escolar Emanuele Frigino, as Serventes Talita Kalffmam Rossoni, Marcia Helena Thomes Barcelos, Tania Maria Rodrigues Kalffmam e o Diretor Silvio Junior Damm. A equipe AMOAVES contou com Roberto e Ana Lucia como palestrantes além de Valter Braun (sócio-proprietário da Kebis), Carolino (Kebis) e Carlos Humberto de Oliveira (Plantio Brasil).
A palestra teve início com o tema “Observação de Aves”, discutindo-se o que é, como praticar, equipamentos e itens de segurança, o que fazer com as fotos e curiosidades. No segundo momento, o tema foi “Plantio de Árvores”, englobando motivos para plantar e formas e técnicas de plantio. Ao término da palestra houve a distribuição dos folders “Inimigo Invisível”, que alerta e dá dicas para diminuição dos acidentes de aves em vidraças, e “Aprendendo a Passarinhar”, que traz imagens de aves e dicas de onde encontrá-las para uma experiência inicial dos estudantes com a atividade. No passo seguinte foi reforçada a produção dos trabalhos esperados para divulgação no site e na exposição de encerramento do projeto, e foi realizado sorteio de brindes diversos oferecidos pelo Sicoob, Trogon e AMOAVES. Para concluir as atividades do dia, todos os alunos realizaram o plantio de sementes de pitanga e grumixama (frutas escolhidas para essa ação), que serão cuidadas dentro do Projeto de Sustentabilidade da Kebis e entregues à escola assim que as mudas estiverem em tamanho adequado para plantio. Encerrando a tarde, foi oferecido lanche a todos os participantes com biscoitos Kebis, torradas e geleias da Trogon e suco oferecido pelo NODMMF.
Ressaltamos aqui a boa interação dos participantes, com respostas positivas às provocações dos palestrantes, demonstrando boa preparação da equipe pedagógica para a ocasião. Estamos otimistas com a qualidade dos trabalhos que, certamente, serão produzidos e com a melhoria da consciência preservacionista de nosso meio ambiente.
Premiação
Aos três melhores trabalhos apresentados pela escola nos temas estabelecidos serão oferecidos prêmios como camisa do evento, foto de ave emoldurada e, ainda, ao destaque, um passaporte para o Bio Parque das Aves.
No mês de maio será a vez da Escola Agrícola São Bento do Chapéu e do Grupo da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde/DM .
Fotos do evento:
Meus sinceros parabéns aos colegas da AMOAVES, ao total empenho de todos os colaboradores da escola EMEF Biriricas de Cima (reparei pela lista que o engajamento foi total) e todas as entidades que apoiam e co-participam. Evento completo, desde a observação de aves ao plantio de árvores.
Ficamos gratos Hilton.