UMA NOVA TRILHA NAS MONTANHAS CAPIXABAS PARA OBSERVAÇÃO DE AVES

Local oferece uma experiência encantadora em conexão com a natureza

Passarinheiro não recusa convite para passarinhar. E foi assim que surgiu a passarinhada extra no dia 13 de abril/25, a partir do convite feito pelo novo associado da AMOAVES, Jorge Vaccari Filho, para conhecer uma trilha recém-criada em Venda Nova do Imigrante, na Pousada Altoé da Montanha. Acompanhado de Pedro Altoé (filho dos proprietários) e Matheus (guia local), o presidente da Amoaves Roberto Oliveira Silva realizou a visita técnica na semana anterior, para avaliar o potencial de aves e planejar a atividade no local. E foram agraciados com a presença do raro sanhaço-de-fogo, que rendeu fotos lindas.

Convite aceito, o grupo de 24 pessoas (associados e convidados) chegou cedo à Pousada Altoé da Montanha, empreendimento do casal Lucio e Dulci Altoé. Lucio contou um pouco de sua trajetória, com mais de 30 anos vendendo frutos no Ceasa, e depois empreendendo na pousada, onde todo o cultivo de alimentos é natural, sem uso de produtos químicos ou mesmo adubo na produção. E observando a incidência de aves no local, Lucio procurou reflorestar o lugar com frutíferas, o que deixou a pousada ainda mais atraente para novas espécies de aves e para visitantes de vários lugares do Brasil, o que o levou a criar a trilha no local, além de outros diferenciais que a propriedade já oferece.

Após a recepção, o grupo foi dividido em dois, para melhor mobilidade pela trilha, partindo em sentidos contrários. De olhos nas árvores e no céu, nada escapou das lentes dos participantes, e logo começaram os registros de algumas das 49 espécies observadas, com destaque para pica-pau-de-banda-branca, papa-taoca-do sul, pica-pau-dourado, dituí, gavião-de-rabo-branco, tachuri-campainha, beija-flor-de-papo-branco, gavião-urubu, pica-pau-de-testa-pintada entre outros, incluindo dois lifers municipais: guaracava-de-crista-branca (Ana Peres) e urubu-de-cabeça-vermelha (Paulo Maioli).

Não se trata só de observar aves, trata-se de observar a vida em movimento

O bom de passarinhar é que é um compromisso descompromissado. Você tem o privilégio de parar no meio do caminho e apenas observar, ouvir, sentir a natureza. Fotografar uma árvore, uma flor, um inseto, ou só perceber os movimentos ao redor e conversar sobre coisas aleatórias, não sentir o tempo passar. E o tempo passou e os dois grupos retornaram para muita conversa sobre as aves avistadas e fotografadas.

Após o descanso todos seguiram para uma tarde livre no Clube Recreativo Venda Nova – Creven, onde o anfitrião  Jorge Vaccari Filho e sua família ofereceram um churrasco. Lugar lindo e com várias espécies de aves, muitos aproveitaram a oportunidade para registrar espécies como o bico-de-lacre, socó-dorminhoco, socozinho e pica-pau-do-campo.

Cabe aqui um destaque especial para as crianças do grupo, Guilherme e Gabriel. Atentos aos movimentos e cantos das aves, eles deram um show à parte, fazendo lindos registros fotográficos e demonstrando conhecimento de várias espécies. Incansáveis, percorreram a trilha inteira, pela manhã, com responsabilidade, demonstrando interesse em assimilar cada informação compartilhada pelos mais experientes. Já no Creven, nenhuma ave passou despercebida dos seus olhares atentos e de suas câmeras, como pode ser conferido nas belas fotos.

Muitas fotos e histórias depois, hora de os integrantes do grupo seguirem de volta para suas casas, já se preparando para o próximo encontro, que será a UFES em Vitória e no Sítio Ouro Velho, em Pitanga – Serra, no dia 23 de abril.

A seguir, registros do dia:

Concentração na chegada da cidade.

Fotos: Leodério Velten.

Fotos: Ana Peres

Fotos: Dilcéia Velten (Ceia).

Fotos: Gabriel Pelição Vaccari (10 anos).

Fotos: Guilherme Busato Ewald (12 anos).

Fotos: Nilda Miranda.

Fotos: Jorge Vaccari Filho.

Fotos: Leidemara Busato Ewald.

Fotos: Néia Schumacher Gonçalves.

Fotos: Wilson Oliveira.

Fotos: Tereza Nandolpho Machado.

Fotos: Paulo Maioli.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.