PROJETO AVESSOS II

Visando estimular a mudança na prática de atitudes, a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie no planeta para garantir um ambiente sustentável foi realizado pelo segundo ano consecutivo o Projeto AVESSOS, com desenvolvimento de atividades em 05 escolas públicas municipais de Domingos Martins, abrangendo o período de setembro/2023 a maio/2024. O Projeto começou a ser efetivamente desenvolvido a partir da assinatura do termo de compromisso com o Sicoob, sendo imediatamente articulado os contatos com demais apoiadores, dentre as quais a Secretaria Municipal de Educação de Domingos Martins para a definição das 05 Escolas que seriam contempladas com palestras e atividades complementares. Passo seguinte foi realizada reunião virtual com Diretores, Pedagogos, Coordenação de Projetos da Secretaria de Educação e Diretoria da AMOAVES para explanação do projeto e definição de datas para as atividades em geral.

Escolas Participantes:

EMEF AUGUSTO PETER BERTHOLD PAGUNGA – Melgacinho, distrito de Melgaço

EMEF EUGÊNIO PINTO SANTANNA -São Miguel, distrito Sede

EMEF TIJUCO PRETO – Tijuco Preto, distrito de Ponto Alto

EMEF FAZENDA OSVALDO RETZ – Alto Tijuo Preto, distrito de Ponto Alto

EMEF JOSÉ ULIANA – Barcelos, distrito de Aracê.

PALESTRAS

Veja mais detalhes dessa palestra no link: https://amoaves.com.br/projeto-avessos-ii-palestra-na-emef-augusto-peter-berthold-pagung/

Veja mais detalhes dessa palestra no link: https: https://amoaves.com.br/projeto-avessos-ii-palestra-na-emef-tijuco-preto/

Veja mais detalhes dessa palestra no link: https://amoaves.com.br/palestra-na-emef-osvaldo-retz-em-alto-tijuco-preto/

Veja mais detalhes dessa palestra no link: https://amoaves.com.br/palestra-nas-emef-eugenio-pinto-santanna-e-emef-jose-uliana/

Veja mais detalhes dessa palestra no link: https://amoaves.com.br/palestra-nas-emef-eugenio-pinto-santanna-e-emef-jose-uliana/

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Em todos os encontros escolares houveram distribuição de fôlderes “INIMIGO INVISÍVEL” que trata da prevenção de colisão de aves em vidraças e “APRENDENDO A PASSARINHAR” que incentiva a observação para iniciantes. Aconteceram também plantio de sementes de árvores de madeiras de lei e frutíferas, com a parceria do Projeto de Sustentabilidade da Kebis, incentivo no desenvolvimento de trabalhos nas vertentes de fotografia/vídeo, pintura/desenhos e redação/poesia, sorteio de brindes e lanche ao final, com momento de confraternização entre todos os participantes. Para incentivo à realização dos trabalhos escolares foi estabelecido concurso com premiação no âmbito de cada Unidade Escolar e, posteriormente, no âmbito geral, entre o melhor trabalho de cada escola. O trabalho vencedor foi da aluna Larissa Schwambach do 8º da EMEF Augusto Peter Bertholdi Pagung, com uma foto do joão-de-barro e seu belo duplex, premiada em solenidade especial no dia 05/12/2023, com a presença de todos os alunos da escola, envolvidos no projeto desenvolvido pela professora de Artes da Unidade

ALGUNS TRABALHOS

EMEF AUGUSTO PETER BERTHOLD PAGUNG

EXPOSIÇÃO

Findo a parte de palestras, aconteceu a exposição de fotos e trabalhos escolares no período de 21 a 22/11/2023, no CCRDM – Centro Cívico e Recreativo de Domingos Martins, localizado na Pç. Dr. Arthur Gerhardt, no horário de 07:30 às 18:00. Para agregar valores ao evento foi feita uma parceria com a 1ª Companhia de Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que montou um stand com animais taxidermizados e destacou um membro da corporação para proferir pequenas palestras aos grupos escolares, sobre questões de preservação e cuidados com a natureza. Foram expostos também livros e trabalhos do ambientalista martinense Roberto Kautsky e produtos naturais da Trogon. Durante a exposição, aberta à comunidade em geral, aconteceram visitas das unidades escolares sediadas em Campinho (EMEF Mariano Ferreira de Nazareth, CMEI Germano Gerardth, CMEI Augusto Cesar Vello Puppin), da EMEF Osvaldo Retz de Alto Tijuco Preto e da EMEF Augusto Peter Bertholdi Pagung, de Melgacinho. Ao todo o público estimado atingiu cerca de 1.500 visitantes das mais diversas idades, com predominância de crianças e adolescentes.

Veja mais detalhes dessa palestra no link: https://amoaves.com.br/exposicao-do-projeto-avessos/

CAMINHADAS DE OBSERVAÇÃO DE AVES

Por último, as atividades de Caminhadas de Observação de Aves aconteceram a partir do mês de abril do corrente ano, tendo como objetivo central a vivência prática de como realizar tal atividade, o prazer do contato com a natureza e a perspectiva de conscientização de todos os participantes da necessidade de preservação ambiental. Como preparação para as Caminhadas foram realizadas visitas técnicas de reconhecimento das áreas nos entornos das escolas envolvidas, sempre com antecedência de 05 a 10 dias, identificando as espécies possíveis de serem observadas, definição de trajeto a ser percorrido e conversação com os moradores no entorno do local. Em todas as Caminhadas foram enviadas às escolas um pequeno manual com normas de procedimento para todos os envolvidos com forma de garantir a segurança e o bom aproveitamento da atividade.

A primeira realizada foi no dia 05/04 em Alto Tijuco Preto, com 12 alunos da EMEF Osvaldo Retz, o diretor, 02 professores e dois observadores da AMOAVES. A atividade foi realizada no período vespertino, de 14:30 às 16:30, tendo início na parte de trás da própria Unidade de Ensino, onde foram observadas 08 espécies dentre as que incidem em área urbana e algumas residentes em proximidades de águas correntes, já que no local passa um canal com essas características. Em seguida, os alunos foram conduzidos até a borda de uma mata existente no bairro, distante cerca de 02 km da EU, onde foram observadas mais de 33 espécies e realizadas várias intervenções dos dois observadores da Associação quanto ao desenvolvimento da atividade, as características da mata, contribuições que podemos oferecer para preservá-la, etc.

A Caminhada seguinte aconteceu no dia 03/05 (sexta-feira), no horário entre 08:00/10:00, na comunidade de Melgacinho, com a participação de 12 alunos da EMEF Augusto Peter Berthold Pagung, 02 observadores da AMOAVES e a professora de Artes, que coordenou o desenvolvimento dos trabalhos no âmbito de sua Unidade de Ensino, tendo como temas o conteúdo das palestras. Nessa caminhada a escola propôs que o lanche fosse realizado no local da caminhada, em forma de um pequeno piquenique, o que aconteceu de forma descontraída e bem interessante.

A última Caminhada aconteceu no dia 30/05 (quarta-feira), com toda a turma do 8º ano da EMEF Eugênio Pinto Santanna, localizada em São Miguel, tendo a atividade sendo desenvolvida em Pedra Branca, distante cerca de 02 km da UE, onde costumeiramente a AMOAVES realiza passarinhadas com seus associados. Participaram 17 alunos, mais o professor de Geografia, a professora de Ciências e dois observadores da AMOAVES. Seguindo o bom resultado do piquenique da EMEF de Melgacinho, o lanche foi realizado no próprio local da Caminhada, o que contribuiu para tornar o dia mais descontraído e fraterno.

Nas Caminhadas foram disponibilizados perneiras, binóculos, repelentes e orientações técnicas, tendo como acompanhantes e orientadores, os associados AMOAVES: Roberto de Oliveira Silva, Professor aposentado, Rogério Truglio, Biólogo e Rafael Gonçalves Silva, estudante de medicina.

A implantação e desenvolvimento desse projeto contemplou cinco unidades públicas municipais de ensino num total de 412 alunos e a exposição teve aproximadamente 1500 visitantes. Dessa forma. o projeto contribuiu com ações enriquecedoras para o currículo escolar, para o desenvolvimento de uma consciência cada vez maior das questões de preservação ambiental e, ainda, para o fortalecimento de atividades diferenciadas dentro e fora do ambiente escolar.

Outros momentos do Projeto:

Reunião de articulação Secretaria de Educação/Unidades de Ensino e AMOAVES
Reunião dos Palestrantes
Reunião de Acompanhamento Sicoob/AMOAVES

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Prima e primo Roberto arrasando como sempre. @neiagon 😘😘😘
    Sempre envolvidos e engajados, e a população sendo presenteada com lindos registros.

  2. Que super e estupendo Projeto. Uma matéria muito bem explicada, transparente e enriquecedora para a conscientização da população em geral. Viva a Amoaves e viva a Natureza em especial as aves que amo. Parabéns presidente na pessoa do Sr Roberto De Oliveira Silva por estar à frente dessa Associação.Todos os Associados envolvidos tb a minha admiração. Amo ser Amoaves.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.