O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do COVID-19 e portanto as passarinhadas coletivas ficaram suspensas durante um bom tempo(16/03 em diante) e retornou em setembro num formato limitado a 06 participantes e cumprindo as demais regras determinadas pelas autoridades de saúde. Entretanto, antes da pandemia, foram realizadas algumas atividades de campo que passamos a apresentar a seguir:
PASSARINHADA DE PIÚMA/ES
Realizada no dia 19/01 com 07 associados e o encontro de 45 espécies. Não foi possível explorar toda a extensão dos alagados devido às chuvas acontecidas dois dias antes na cabeceira do rio, cujo braço passa na região, provocando invasão da estrada em alguns pontos. Aproveitamos a proximidade do mar e fomos até à beira da praia, numa região de pedra e registramos algumas aves marinhas.
PASSARINHADA EM CASA
Como alternativa a permanência em casa por conta da pandemia realizamos a passarinhada em casa que teve com característica principal registros efetuados somente das varandas e janelas dos apartamentos para quem reside nesse tipo de imóvel e nos quintais para àqueles que residem em casas e sítios. Foi elaborado um regulamento prevendo pontuação distinta por espécies de cada município do participante envolvido como forma de incrementar motivação e equilíbrio na atividade. Foram realizadas duas etapas com dois dias de atividades cada uma delas. Contamos com a participação de associados e convidados de Domingos Martins, Viana, Vitória e Guarapari durante o mês de abril. Veja na galeria abaixo, alguns registros da atividade, o regulamento e a planilha de apuração da atividade.
OUTRAS EM DOMINGOS MARTINS E MARECHAL FLORIANO
Passarinhada na Mata da Pousada Opashaus, Pedra Branca e Ribeirão do Cristo foram realizadas nos meses de outubro e novembro já no formato de 06 participantes no máximo e com o protocolo de saúde por conta da pandemia. Logo acrescentaremos fotos dos encontros.
0 Comentários