Palestras em Escolas I

A AMOAVES deu início, nessa semana, a um ciclo de palestras em escolas do município de Domingos Martins como parte da programação do Projeto AVESSOS, que tem recursos oriundos do Fundo de Investimento Social – FIS do Sicoob, apoio da Kebis – Biscoitos Caseiros, NODMMF – Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, Trogon – Produtos Caseiros e Bio Parque das Aves. O projeto tem como objetivo geral “promover junto à rede de ensino o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade de nosso planeta, além de incentivar a observação de aves como apoio terapêutico à saúde mental e também como possibilidade de atividade econômica” e possui, como atividades previstas:

  • Palestras com temas voltados à observação de aves e ao plantio de árvores;
  • Produção de trabalhos de redação, desenhos, fotos e vídeos;
  • Caminhadas de observação de aves (passarinhadas);
  • Publicação no site de trabalhos oriundos das palestras;
  • Treinamento de menor aprendiz voltado para o guiamento de observação de aves.
  • Exposição de fotos e trabalhos oriundos das atividades.

A EMEF Soído foi a primeira a receber o projeto no dia 23/03, com a participação de 37 estudantes do 7º ao 9º anos, dos(as) professores(as) Argélia Maria R. Wandekoquem, Alexandre Cereza e Monique Fernandes Gomes, da pedagoga Ineide Maria Schunck Leite e do diretor Jean Carlos Gomes da Silva. A equipe AMOAVES contou com Roberto e Ana Lucia como palestrantes, Wilson na captação de imagens e vídeos, Leodério no apoio e organização do evento, Valter Braun (sócio-proprietário da Kebis) e Carolino.

A palestra teve início com o tema “Observação de Aves”, discutindo-se o que é, como praticar, equipamentos e itens de segurança, o que fazer com as fotos e curiosidades. No segundo momento, o tema foi “Plantio de Árvores”, englobando motivos para plantar e formas e técnicas de plantio. Ao término da palestra houve a distribuição dos folders “Inimigo Invisível”, que alerta e dá dicas para diminuição dos acidentes de aves em vidraças, e “Aprendendo a Passarinhar”, que traz imagens de aves e dicas de onde encontrá-las para uma experiência inicial dos estudantes com a atividade. No passo seguinte foi reforçada a produção dos trabalhos esperados para divulgação no site e na exposição de encerramento do projeto, e foi realizado sorteio de brindes diversos. Para concluir as atividades do dia, todos os alunos realizaram o plantio de sementes de pitanga (fruta escolhida para essa ação), que serão cuidadas dentro do Projeto de Sustentabilidade da Kebis e entregues à escola assim que as mudas estiverem em tamanho adequado para plantio. Encerrando a manhã, foi oferecido lanche a todos os participantes com biscoitos Kebis, torradas e geleias da Trogon e suco oferecido pelo NODMMF.

Registra-se aqui a boa interação dos participantes, em boa parte facilitada pela preparação da equipe pedagógica da escola nas aulas que antecederam a atividade. Estamos otimistas tanto com a qualidade dos trabalhos que serão produzidos quanto com a melhoria da consciência preservacionista de nosso meio ambiente.

Aos três melhores trabalhos apresentados por escola nos temas estabelecidos serão oferecidos prêmios como camisa do evento e foto de ave emoldurada, e, ainda, ao destaque, um passaporte para o Bio Parque das Aves.

No mês de abril será a vez das EMEF Biriricas e Escola Agrícola São Bento do Chapéu, Grupo da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde/DM e uma Escola de Marechal Floriano.

Vejam alguns momentos na EMEF Soído:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Im very pleased to find this site. I need to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely really liked every part of it and I have you bookmarked to see new information on your site.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.