PALESTRA EM ALFREDO CHAVES – UM OLHAR ATENTO À NATUREZA

A observação de aves, também conhecida como “passarinhar”, tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Estar ao ar livre, caminhar por ambientes naturais e manter a atenção plena nos detalhes são ações que reduzem o estresse, estimulam a concentração e promovem bem-estar. Mais do que um hobby, a atividade desperta a consciência ecológica, estimula o respeito à fauna e flora e contribui para a valorização dos espaços naturais. Ao observar aves em seu habitat natural, o observador desenvolve uma conexão mais profunda com o meio ambiente.  Além disso, a presença ou ausência de aves em um determinado local revela muito sobre a saúde dos ecossistemas.

Contribuir com a preservação do meio ambiente é uma das finalidades da AMOAVES-ES, e a realização de palestras é um dos meios para isso. Por isso, o mês de abril foi reservado no calendário de atividades da associação para uma palestra sobre a atividade de observação de aves.

A palestra foi realizada no dia 11 de abril para a turma Eletiva Atitude Verde, da EEEFM Camila Motta, em Alfredo Chaves. Os alunos participaram de um bate-papo inspirador com Roberto de Oliveira Silva, um dos fundadores da Associação Martinense de Observadores de Aves – AMOAVES, grupo que transforma caminhadas pelas matas em ações de conscientização e cuidado com a natureza.

Roberto compartilhou experiências e informações sobre a observação de aves, como locais para praticar, equipamentos, como utilizar e publicar fotos de aves, geração de renda, contribuição das aves e da atividade para o meio ambiente e outras informações, para ilustrar como essa prática também contribui para a preservação da flora e da fauna do nosso Estado.

Seja com binóculos, câmeras fotográficas, celulares ou apenas com olhos atentos, observar aves é um convite a desacelerar e apreciar a beleza da vida ao nosso redor. Passarinhar é uma forma simples e poderosa de conexão com a natureza e pode ser feita na praça da cidade, no caminho até a escola, nas viagens e até mesmo no quintal de casa. Se parar para observar e prestar atenção, qualquer pessoa será capaz de ouvir até 20 espécies em um dia.

Também participaram do encontro os professores Clovis (titular dessa disciplina eletiva), Cristiano, Josenir e Silvia, que acompanharam de perto essa rica troca de conhecimento e conexão com o meio ambiente e compartilharam a ação nas redes sociais da escola.

Vejam alguns momentos do dia:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.